quinta-feira, 25 de outubro de 2007

Nutricionista como mediador da ciência...Imparcial ou não?

A ciência é fonte de conhecimento...

O conhecimento produzido por investigadores e profissionais de diferentes áreas tem objectivos como o de melhorar e produzir mais conhecimento para melhorar as decisões dos cientistas, promover e divulgar a fim de atingir um público alvo para que este tome melhores decisões baseadas num conhecimento mais fidedigno, influenciar o poder económico e político para que sejam tomadas melhores decisões e não utilizar a ciência como fonte de rivalidades.

No entanto, quem produz conhecimento não tem, necessariamente, que o divulgar. Assim o Nutricionista assume um papel crucial no que diz respeito à comunicação da ciência produzida por outros. Cabe-lhe a função de verificar a qualidade da informação, simplificar, descodificar e entusiasmar o público sobre a informação a ser transmitida. Em suma, o Nutricionista, como agente de informação, deve saber quem é o público alvo, como, onde e o que procurar.

A quantidade e variabilidade de informação existente é um factor importante para a dificultação da imparcialidade de um Nutricionista, contudo, esta imparcialidade não é de todo impossível para alguém que comunica a ciência já produzida, se este se resignar, apenas, a transmitir o conhecimento em causa. Por exemplo: o tempo de experiência profissional pode ser positivo ou negativo se, respectiva e obviamente, um profissional adquire bons ou maus hábitos. Isto porque, se por um lado se aprende e melhora a comunicação sobre tanta informação, por outro pode cair no hábito de transmitir opiniões pessoais que podem não ser consideradas cientificamente correctas.

Sendo o Nutricionista o transmissor de informação, é provável que facilmente influencie quer o conteúdo da ciência, alterando-o, quer o público alvo que parte do pressuposto que essa informação é uma verdade absoluta e científica. Por isso, o Nutricionista deve ter uma posição, perante decisões a tomar, ao mesmo tempo que consciente e responsável também científica. Por exemplo: numa pizzaria existe uma salada a promover; deve o Nutricionista promovê-la? Sendo um estabelecimento com alimentos, maioritariamente, não recomendados o Nutricionista não deveria promovê-la, por outro lado a salada é saudável…

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