terça-feira, 16 de outubro de 2007

Corrente estruturalista

O estruturalismo procura explorar as inter-relações, as "estruturas", através das quais o significado é produzido dentro de uma cultura. Um estruturalista estuda actividades tão diversas como rituais de preparação e do servir de alimentos, rituais religiosos, jogos, textos literários e não-literários e outras formas de entretenimento para descobrir as profundas estruturas pelas quais o significado é produzido e reproduzido em uma cultura.
Esta corrente diz que o que comemos, hoje em dia, é inerente ao nosso ser social. Ou seja, a sociedade influencia as nossas escolhas individuais desde, por exemplo, o número de refeições diárias até ao tipo de alimentos consumidos nessas refeições. Por exemplo: um grupo de adolescentes, em que as suas escolhas alimentares são niveladas pelos seus elementos (aumento de consumo de refrigerantes, snacks calóricos, etc).
Assim, toda a comunicação sobre Nutrição está inserida num conceito social, que integra a Alimentação e o Pensamento sobre alimentação com as características sociais e culturais da população.

Sem comentários: