segunda-feira, 19 de novembro de 2007

Conhecer, Gostar e Agir

No nosso dia a dia, estamos constantemente sujeitos à pressão do markting... o que muitas vezes dificulta a escolha do consumidor...
Os spots publicitários da indústria alimentar atingem-nos a toda a hora em qualquer esquina, quando vemos T.V., quando passeamos na rua, quando percorremos os corredores dos grandes hipermercados... e têm como objectivos: dar a conhecer, fazer gostar e fazer agir. Estas três acções podem ou não estar interligadas... se uns apenas dão a conhecer a existência do produto, outros optam fazer gostar ou fazer agir sobre o produto que comercializam.

Passamos a exemplificar:

Dar a conhecer, ou seja, informar sobre a existência de um produto ou características do mesmo. Como podemos observar na publicidade do actimel, em que informa o indivíduo sobre as particularidades do mesmo e das vantagens do seu consumo.
http://www.youtube.com/watch?v=gPpgtLv8gGA

Fazer gostar, tem como objectivo criar vínculos emocionais com o produto, modificando atitudes ou opiniões do consumidor e reforçando atitudes positivas pré- existentes. Por exemplo, a disposição dos produtos nos hipermercados ou até mesmo os stands de prova que nos incitam muitas vezes ao primeiro contacto gustativo com o produto em causa.
Este comercial da Nespresso ao utilizar uma cara famosa e ao descrever organoléticamente o café desperta o interesse do consumidor.
http://www.youtube.com/watch?v=DfyeXrdZZ1o

Fazer agir, isto é, modificar a percepção do sujeito sobre o alimento fazendo-o interagir com o mesmo, como por exemplo dando ideias de confecção, quer na embalagem do produto(forma directa) quer em sites da própria marca(forma indirecta), como se verifica na parmalat:
http://www.gastronomias.com/receitas/rec1494.htm

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